TurismoAzul 2013 - Todos os direitos reservados.​

É proibida a cópia e/ou reprodução das fotos sem a autorização

do autor, de acordo com a Lei 9610/98 dos Direitos Autorais.

  • Twitter Square
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Basic

Kobe é uma cidade japonesa localizada na província de Hyōgo. A cidade tem uma população estimada em 1.537.164 habitantes e uma densidade demográfica de 2.759 hab./km². Forma com as cidades de Osaka e Quioto (e respectivas regiões metropolitanas) uma aglomeração urbana de 17,4 milhões de habitantes.

Recebeu o estatuto de cidade a 1 de Abril de 1889. Kobe é um importante centro econômico do país, e detém um dos maiores portos do Japão e do mundo, de onde saiu o primeiro navio com imigrantes para o Brasil. A cidade também é muito conhecida pelo seu próspero entorno urbano, cuja paisagem é realçada pelo Monte Rokko. Situa-se a aproximadamente três horas da capital japonesa, em um trajeto percorrido pelo "Trem-bala", o trem mais rápido do mundo.

Kōbe foi atingida por um terremoto de 7.2 graus na Escala Richter em 17 de janeiro de 1995, que ocasionou a destruição de muitas ruascasas e edifícios. Às 5h46min da manhã do dia 17 de janeiro de 1995, o terremoto da Região Sul da província de Hyōgo, o primeiro grande terremoto a atingir diretamente uma área urbana japonesa, causou danos sem precedentes na região de Hanshin-Awaji, em cidades como Kōbe, Awaji e outras.

O abalo que durou apenas 20 segundos vitimou 6.500 pessoas, deixou 300 mil desaparecidos, 30.000 feridos e um grande saldo de destruição: 67 421 moradias, das quais 6 965 totalmente consumidas pelo fogo, principalmente em áreas onde se concentravam antigas casas de madeira, o que reduziu a elegante cidade portuária a meras pilhas de escombros e pedregulhos.

Além dos danos diretos, os moradores da cidade também sofreram um alto grau de danos indiretos, como um longo período de estadia nos abrigos temporários (máximo de 599 locais e 222 127 refugiados). A função educacional das escolas diminuiu devido ao horário reduzido das aulas e ao uso das instalações das escolas como local de refúgio e abrigo temporário.

A carne de vaca Kobe refere-se aos cortes de carne de vaca da estirpe Tajima do gado Wagyu, criado na província de HyogoJapão, de acordo com as regras definidas pela Associação de Marketing e Promoção da Distribuição da Carne de Vaca Kobe. A carne geralmente é considerada uma iguaria, reconhecida pelo seu sabor, consistência e gordura, bem marmorizada. A carne de vaca Kobe pode ser preparado como bifesukiyakishabu shabusashimiteppanyaki, entre outros tipos.

A carne de vaca Kobe também é chamado de Kobe niku, Kobe-gyu ou Kobe-ushi em japonês. O gado foi introduzido no Japão no século II d.C. como animais de trabalho e usados no cultivo de arroz. A topografia montanhosa das ilhas do Japão resultou em pequenas regiões de criação isoladas, cultivando rebanhos que desenvolveram e mantiveram qualidades em sua carne que diferem significantemente de outras raças de gado.

Começando no final do século XVIII e por algumas décadas depois, o gado nativo japonês foi cruzado com muitas raças europeias, incluindo a Brown Swiss, o Shorthorn e o Devon. O gado originalmente reconhecido em 1943 como Kobe era o gado dos rebanhos da área de Kobe no Japão, e podia ser de qualquer das quatro raças do gado Wagyu: o Akaushi (vermelho japonês), o Kuroushi (negro japonês), o Japanese Polled e o Shorthorn japonês. Tajima é uma estirpe do Negro Japonês.

Em 1983, um grupo de marketing foi formado a fim de definir e promover a marca de Kobe. A Associação de Marketing e Promoção da Distribuição da Carne de Vaca Kobe definiu as normas da carne de vaca Kobe.

A carne de vaca Kobe no Japão é uma marca registrada da Associação de Marketing e Promoção da Distribuição da Carne de Vaca Kobe (Kōbeniku Ryūtsū Suishin Kyōgikai). A carne deve preencher todas das seguintes condições:

  • Gado Tajima nascido na província de Hyogo;

  • Criado na província de Hyogo;

  • Boi ou touro castrado, para purificar a carne;

  • Processado em matadouros de KobeNishinomiyaSandaKakogawa e Himeji, na província de Hyogo;

  • Razão de marmorização, chamada BMS, de nível 6 ou acima;

  • Padrão de qualidade da carne de 4 ou 5;

  • Peso bruto de carne de um animal é 470 kg ou menos.

O gado é alimentado com forragem de grãos. O ponto de derretimento da gordura da carne de vaca Kobe (gado Tahima) é menor que o da gordura de carne de vaca comum.

Kobe